MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Barragens de Ilha Solteira, Jupiá, Promissão e Nova Avanhandava deverão receber fiscalização
Vistoria deve acontecer até maio
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou que as usinas hidrelétricas da região serão fiscalizadas para avaliação de risco de acidentes, como o que aconteceu em Brumadinho (MG). Estão na mira do governo as barragens de Ilha Solteira, Jupiá, Promissão e Nova Avanhandava. O órgão disse que a visita dos técnicos do governo acontecerá até maio. As datas ainda não foram divulgadas.
A agência informou que entre 2016 e 2018 fez vistorias presenciais em 122 usinas. A força-tarefa deste ano contemplará usinas que não foram visitadas nesse período, que inclui as da região. As prioridades, no entanto, de acordo com a agência, ficarão para duas usinas cujas as barragens apresentam maior risco: Americana e Pirapora, ambas em São Paulo.
Na última semana, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) anunciou que também faria uma visita técnicas nas barragens das usinas hidrelétricas da região.
A preocupação do governo federal é evitar novos acidentes. Por isso, as usinas da região passarão por um pente-fino em suas estruturas. Segundo técnicos da agência, serão avaliados os danos potenciais altos e de risco. No dano potencial alto inclui-se barragens com grandes reservatórios; existência de pessoas ocupando permanentemente a área a jusante da barragem; área a ser afetada apresenta interesse ambiental relevante ou é protegida e existência de instalações residenciais, comerciais, agrícolas, industriais de infraestrutura e serviços de lazer e turismo na área que seria afetada.
No critério de risco são avaliados a documentação do projeto, qualificação técnica da equipe de segurança de barragens, roteiros de inspeção de segurança e monitoramento; regra operacional dos dispositivos de descarga da barragem e relatórios de inspeção de segurança com análise e interpretação.
As duas hidrelétricas da região que ficam à monta da Hidrelétrica de Itaipu, pelo rio Tietê, são a de Nova Avanhandava e Três Irmão. A primeira entrou em operação em 1982 e está localizada no município de Buritama. Três Irmãos fica entre os municípios de Andradina e Pereira Barreto (SP), a 28 quilômetros da confluência com o Rio Paraná.
Pelo rio Paraná, a Usina Hidrelétrica Ilha Solteira é a maior, e também é a sexta maior em operação no Brasil, ficando entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS). Em conjunto com Jupiá, compõe o quarto maior complexo hidrelétrico do Brasil. Concluída em 1974, a Usina Hidrelétrica Jupiá fica entre as cidades de Andradina e Castilho (SP) e Três Lagoas (MS).
Não há indícios de que nenhuma das quatro apresentem riscos. Porém, de acordo com a Aneel, o trabalho é preventivo.

Notícia Postada em 21/02/2019 às 14:49:57 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação