MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Com documentação em falta, Araçatuba consegue renovação de licença de aterro
Município ainda precisa passar mais informações à ‘Cetesb’
A Prefeitura de Araçatuba obteve junto à ‘Cetesb’ - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo a renovação de licença de operação do aterro sanitário municipal, no bairro rural Cafezópolis, até 31 de julho deste ano, quando deve ser encerrada a operação. O prazo havia terminado no dia 30 de abril. O Executivo informou que já está em processo de licenciamento ambiental perante o órgão para a ampliação do aterro sanitário existente.
Detalhes sobre essa medida não foram informados pela administração municipal. Já a estatal disse que a documentação foi dada entrada em 24 de março deste ano, entretanto, continua incompleta até o momento. A capacidade do único local existente na cidade para despejo de resíduos sólidos, que está distante a pouco mais de seis quilômetros do aeroporto estadual Dario Guarita, é para receber 180 toneladas de lixo por dia.
Em 2013, a ‘Anac’ - Agência Nacional de Aviação Civil deu parecer contrário à expansão do empreendimento, instalado próximo ao aeroporto. De acordo com o que o órgão federal informou na época, a expansão proposta agravaria o potencial de risco do empreendimento, contribuindo para acidentes resultantes de colisão entre aeronaves e aves que sobrevoam e ficam próximo de lixo.
Em janeiro do ano passado, a Prefeitura encaminhou projeto de lei ao Legislativo para uma possível parceria público-privada, que abriria caminho para que uma empresa instalasse um aterro do tipo no município. No mesmo mês, a Câmara rejeitou a proposta do envio do lixo para um aterro sanitário privado.
Um dos destinos para o lixo produzido pelos araçatubenses poderia ser o aterro particular planejado no bairro rural da Prata. no entanto, liminar concedida em 7 de março do ano passado pela Justiça local proibiu temporariamente a instalação de um ‘CGR’ - Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos naquela localidade. A decisão provisória é resultado de ação movida pelo Ministério Público. O mérito da ação ainda será julgado pelo Judiciário.
Em julho, a ‘Cetesb’ arquivou pedido de licença ambiental feito pelo Grupo Estre, com o objetivo de implantar o aterro sanitário privado. A decisão que determinou o arquivamento do processo foi proferida em março, após a Promotoria do Meio Ambiente ingressar com ação judicial.
De acordo com o veredicto, o grupo pode ser multado em R$ 1 milhão se iniciar a instalação do ‘CGR’, bem como a ‘Cetesb’, se conceder a licença prévia até o julgamento final do processo.
A renovação da licença conseguida na ‘Cetesb’ pela Prefeitura vai ao encontro do que defendia uma comissão de cinco parlamentares criada em maio de 2016 e que encerrou seus trabalhos em dezembro do mesmo ano.
No Legislativo municipal, o grupo de vereadores realizou estudos sobre o aterro sanitário municipal, tendo como presidente a então vereadora Edna Flor, hoje vice-prefeita.
O relatório final foi apresentado e o grupo concluiu que espaço precisava ser ampliado com urgência. Outra possibilidade, segundo os parlamentares, seria a obtenção de autorização da ‘Cetesb’ para a ampliação de mais 10% da área já licenciada, o que aumentaria a vida útil do espaço em aproximadamente 18 meses.
Em último caso, a comissão propunha a formulação de um novo pedido de ampliação, mencionando a licença concedida aos aterros de Paulínia e Santos, cuja distância de aeroportos é menor.

Notícia Postada em 30/05/2017 às 11:54:24 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação