Foto: Divulgação A ‘Samar’ - Soluções Ambientais de Araçatuba recebeu, em média, 11 solicitações diárias de desobstrução de rede de esgoto, no primeiro mês deste ano, totalizando 362 registros. O número, recorde dentro do histórico da empresa, é 12% maior que os pedidos feitos em janeiro do ano passado (322), e também ficou acima dos registros de outubro de 2016 (319), novembro (310) e dezembro (303).
O maior número de ocorrências está distribuído em cinco bairros da cidade: Umuarama, Vilela, Alvorada, Jussara, Jardim Atlântico e Águas Claras. O aumento é justificado por dois fatores: ligações irregulares de escoamento de águas pluviais nas redes coletoras e o descarte de lixo nas redes de esgoto.
O gerente-geral de operações da concessionária, Fernando Torres, explicou que as redes coletoras de esgoto estão dimensionadas para conduzir às estações de tratamento apenas o esgoto doméstico, resultante do uso dos banheiros, tanques e pias de cozinha. "Materiais como plásticos, panos, pedaços de madeira, entulho de construção, bolas de gude e óleo de cozinha não devem ser descartados na rede coletora. Quando são, causam entupimentos e rompimentos de rede, provocando o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou extravasamentos nas ruas e nos poços de inspeção (local onde é feita a manutenção e limpeza das redes)", disse.
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