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Barra Bonita sediou encontro que discutiu a extinção de gargalos na hidrovia |
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Meta é quase triplicar a capacidade de transporte pelo Tietê-Paraná |
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Considerado o principal modelo de transporte intermodal de cargas brasileiro, o Sistema Hidrográfico Tietê-Paraná apresenta, pelo menos, nove obras atrasadas ou paralisadas. Com a extinção destes "gargalos", a bacia pode quase triplicar a sua capacidade de escoamento de insumos. Empresários do setor e autoridades estiveram reunidos em Barra Bonita para discutir o tema.
A 2ª edição do "Barra Bonita Capital da Navegação" ocorreu a bordo da embarcação Aquarius. O representante da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Fioravante, informa que o Estado mobiliza esforços em prol do que considera a terceira maior hidrovia do mundo.
Presidente do Sindicato dos Armadores de Navegação Fluvial do Estado de São Paulo - Sindasp, Luizio Rizzo Rocha informa que, atualmente, a entidade cuida do transporte de 3 milhões de toneladas de milho, farelo e cana-de-açúcar por ano. As embarcações são carregadas em São Simão, em Goiás, e esvaziadas em Pederneiras ou Santa Maria da Serra. Os insumos acabam em Santos, no Litoral paulista, rumo à exportação.
Caso o poder público entregue as obras dentro de três anos, Luizio espera que a instituição passe a administrar, anualmente, o escoamento de até 8 milhões de toneladas de produtos agrícolas. Segundo o presidente do Sindasp, a intervenção mais urgente corresponde à de Avanhandava. "A obra deverá ser retomada em 2020 e, se tudo correr bem, acabará em 2023. A partir daí, tenho confiança de que os empresários do setor voltarão a investir", complementa.
Bastante otimista, Luizio também adianta que a entidade pretende retomar o transporte de celulose, de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, a Pederneiras.
Hoje, o presidente do Sindasp assume que a iniciativa privada ainda tem medo de investir. Ele aponta a necessidade de recuperar a credibilidade da hidrovia, fato que motivou a 2.ª edição do "Barra Bonita Capital da Navegação". O evento contou com o apoio da instituição e a sua realização ficou sob responsabilidade da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária - Fenavega.
A Hidrovia Tietê-Paraná possui 2.400 quilômetros de vias navegáveis, passando por cinco estados brasileiros. Ao todo, apresenta uma área de influência de 1 milhão e meio de quilômetros quadrados.
Atualmente, ela comporta o escoamento de 10 milhões de toneladas de insumos por ano. No mesmo período, o modal retira 190 mil caminhões das estradas. Porém, a hidrovia tem capacidade para transportar mais de 20 milhões de toneladas a cada 12 meses. O local conseguiria remover, anualmente, 380 mil veículos pesados das rodovias.
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Notícia Postada em 18/03/2020 às 10:53:07
por: Jornalismo Rádio Regência FM |
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