Foto: Divulgação A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu confirmou nesta segunda-feira, 26, o terceiro caso de raiva em morcego em 2019 na cidade. Em setembro, o município dará início à campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos na área urbana. Todos os animais com mais de três meses de idade deverão receber a dose da vacina.
O morcego infectado pelo vírus da raiva foi encontrado morto em uma casa na Vila Maria onde havia três cães e oito gatos que podem ter tido contato com o animal.
No último dia 10, um segundo morcego com raiva foi capturado no Parque Residencial Convívio. O primeiro caso do ano de animal com a doença em Botucatu foi registrado em junho, no Jardim Paraíso II.
"A Vigilância ressalta que a população não deve tentar capturar os morcegos", orienta Valdinei Campanucci, supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal. Nesses casos, segundo ele, o morador deve isolar o animal, manter cães e gatos afastados e acionar a VAS.
A campanha de vacinação antirrábica será realizada em Botucatu nos dias 9, 10, 11, 12, 13 e 16 de setembro, com postos volantes que irão atender todas as regiões da cidade (veja a relação completa dos endereços e horários no site http://www.botucatu.sp.gov.br/)
Nos dias 14, 21 e 28 de setembro, das 8h às 13h, a VAS disponibilizará um posto fixo de vacinação na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na rua Major Matheus, 07, na Vila dos Lavradores.
A prefeitura ressalta que o Canil Municipal, localizado na Avenida Itália, s/n, no bairro Lavapés, funciona como posto permanente de vacinação antirrábica e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
|