Foto: Divulgação A Prefeitura de Araçatuba confirmou a primeira morte na cidade causada por dengue este ano. A vítima, que era do sexo feminino, tinha 87 anos e morava no bairro Industrial. Ainda, de acordo com o município, existem mais três casos de morte por dengue em investigação. São eles: uma mulher no bairro Vila Castelo, de 63 anos; um homem de 73 anos, que morava do bairro Nova York; e um outro de 40 anos, no bairro Ipanema.
Segundo o recente balanço disponibilizado pela prefeitura, no final da tarde de ontem (2), a cidade já possui 6.557 casos da doença em 2019. Esse já é o segundo ano com a maior incidência de dengue na série histórica, ficando atrás somente de 2010, quando o município registrou 11509 pessoas com a doença.
Comparando os números atuais, com os da semana passada, conclui-se que 308 novos casos foram registrados. Neste ano, o mês de maio foi o que registrou o maior número de novos casos: foram 2.809, o maior já visto para o mês durante toda a série histórica.
O levantamento confirma, ainda, que a cidade não registrou casos de zika ou chikungunya no ano.
A dengue é uma doença febril aguda provocada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, que se desenvolve em regiões tropicais e subtropicais. As infecções por dengue podem não apresentar sintomas (assintomática), leve ou causar doença grave, levando à morte do infectado. Um dos sintomas mais característicos da doença são manchas vermelhas pelo corpo, dores no corpo, articulações e na cabeça, fraqueza e letargia (sono), dor nos olhos, principal atrás deles, coceiras na pele, erupção e febre.
Em sua forma mais grave, a dengue pode causar enjôo, dores na região do abdômen, vômitos, e até sangramentos. A principal forma de combate a dengue é por meio da prevenção, mantendo sempre as residências limpas, evitando acúmulo de água parada em calhas, pneus, garrafas, entre outros.
Também é possível aumentar a proteção com o auxílio de inseticidas e repelentes, seguindo as instruções do rótulo. Para recém nascidos, mosquiteiros e telas nas janelas são as opções mais viáveis.
|