Eleitores do Cartório de Lençóis Paulista lideram o ranking de cadastramento da biometria entre os 478 municípios do Estado onde é obrigatório o comparecimento neste ano para a coleta das impressões digitais.
Na cidade, 36.291 dos 49.273 eleitores já fizeram a biometria, o equivalente a 73,65% do total. O cartório reúne também Borebi, município em que o índice de comparecimento é de 81,66%.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informa que o procedimento, que envolve a coleta das impressões digitais, a fotografia e a assinatura digitalizada, dura aproximadamente 15 minutos.
Na região, entre as cidades em fase de biometria obrigatória, segundo o órgão, Jaú apresenta taxa de comparecimento abaixo do esperado.
Com mais de 100 mil eleitores, o índice de cadastramento na cidade é menor do que 50%.
Na região, fazem parte do atual ciclo de revisão biométrica obrigatória as cidades de Agudos, Anhembi, Areiópolis, Balbinos, Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Bofete, Boraceia, Borebi, Brotas, Cafelândia, Conchas, Dois Córregos, Duartina, Espírito Santo do Turvo, Fernão, Gália, Garça, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Iacanga, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Lucianópolis, Macatuba, Mineiros do Tietê, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Pongaí, Pratânia, Presidente Alves, Promissão, Reginópolis, Sabino, Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel, Torrinha e Ubirajara.
As pessoas que residem nesses municípios têm de fazer biometria no prazo definido pela Justiça Eleitoral, em datas que variam entre agosto e dezembro deste ano, sob pena de cancelamento do título. O TRE recomenda que ninguém deixe para os últimos dias, quando poderá haver filas e lentidão.
Neste sábado, 11, os cartórios eleitorais ficam abertos até às 13 horas. Em Lins os dois cartórios estão funcionando. A 67ª Zona Eleitoral é responsável por Lins, enquanto que a 297 responde por Guaiçara, Sabino, Getulina e Guaimbê. Em Getulina o posto de atendimento da Zona 297, também está aberto neste sábado.
|