Controlar a população e prevenir doenças são os principais objetivos do Castramóvel, uma unidade móvel de castração gratuita, que percorrerá diferentes bairros de Bauru, seguindo parâmetros de saúde pública e bem-estar animal. Para participar, basta fazer o cadastro, que terá início na próxima semana. A iniciativa deverá atender até pets sem donos, desde que alguém se responsabilize pelo pré e pós operatório.
Realizado pela Prefeitura de Bauru, o projeto era uma demanda antiga das entidades voltadas à causa, como a Comissão de Defesa Animal da 21ª Subseção da OAB e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda), presididos por Thaís Viotto.
De acordo com ela, a ideia é atender, inicialmente, áreas com maior incidência de zoonoses, como leishmaniose e raiva. Portanto, o Castramóvel passará pelos bairros Vila Dutra, Santa Cândida/Leão 13, Nova Esperança, Isaura Pitta Garmes/Chapadão, Gasparini/Índia Vanuíre, Terra Branca e Jardim Ouro Verde.
Ainda segundo Thaís, o programa castrará cães e gatos com ou sem tutores. "A condição financeira não será levada em conta, porém, as áreas com maior incidência de zoonoses são, também, de extrema vulnerabilidade social", constata.
Os interessados deverão procurar pelo posto de cadastro, em seu respectivo bairro, para fazer a inscrição. É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
No entanto, para se inscrever, os responsáveis deverão participar de uma palestra sobre os cuidados necessários a serem tomados antes e depois da castração dos animais (confira a relação dos pontos de inscrição e datas das palestras no quadro no início).
Todas as palestras serão realizadas às 17h30. O objetivo desse horário é garantir que as pessoas que trabalham possam participar.
Conforme destaca a prefeitura, em nota, além de impedir a reprodução descontrolada, a castração previne doenças e melhora o comportamento do animal. O procedimento também evita fugas; reduz uivos, latidos e miados; e diminui a excitação e a ansiedade. E mais: inibe os maus-tratos, como o abandono de filhotes indesejados.
|