MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Operação flagra armazenamento ilegal de óleo em Lençóis Paulista
Dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Civil e liberados após o pagamento de fiança
Dois homens foram presos em flagrante na manhã desta terça-feira, 26, em Lençóis Paulista, durante uma megaoperação coordenada pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), unidade de elite da Polícia Civil do Paraná, com objetivo de combater a coleta, armazenamento e rerrefino irregular de óleo lubrificante. Segundo a polícia, eles não tinham autorização para armazenar o produto e irão responder por crime ambiental.
A Operação "Oluc" (abreviação de óleo lubrificante usado ou contaminado) foi realizada nos estados do Paraná, Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais. No total, foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão, oito deles em Lençóis Paulista.
Em um imóvel na avenida das Araras, no jardim Nova Lençóis, policiais civis do Cope e de Lençóis Paulista e técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), encontraram um caminhão-tanque com aproximadamente 8 mil litros de óleo e um tanque externo com cerca de 950 litros do produto.
Segundo a Cetesb, o proprietário do local tinha autorização para transportar o óleo, mas não para mantê-lo em depósito. Ele foi autuado em flagrante com base no artigo 56 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e liberado para responder ao inquérito em liberdade após pagar fiança de R$ 1 mil.
Em outro imóvel, na zona rural da cidade, as equipes flagraram uma carreta com aproximadamente 20 mil litros de óleo mineral. O proprietário do veículo também foi autuado em flagrante pelo mesmo crime e liberado após o pagamento de fiança. Nos dois casos, a Cetesb aplicou autuações de advertência.
A primeira fase da Operação "Oluc" tem como objetivo cessar a atuação de empresas que fazem a coleta, armazenamento e rerrefino ilegal do óleo lubrificante, que é usado, por exemplo, em motores automotivos e em processos industriais. No total, cinco pessoas foram presas em flagrante e mais de 78 mil litros de óleo queimado foram apreendidos.
O Cope investiga a atuação de uma quadrilha que atuaria em todo Brasil fazendo a venda de "combustível batizado", que mistura óleo queimado com diesel. A legislação ambiental, assim como a Agência Nacional de Petróleo (ANP), prevê destinação legal para o "óleo queimado".
Em 2005, o Conselho Nacional do Meio Ambiente editou resolução determinando que todo o óleo usado tenha como destino o rerrefino, que é um método seguro para a reciclagem do óleo usado.
De acordo com a ANP, 12 empresas estão aprovadas para recolher o óleo usado e 13 outras empresas autorizadas a fazer o rerrefino - espécie de reciclagem do óleo evitando danos ambientais.

Além disso, 37 locais estão autorizados pela agência para estocar o óleo e existe até uma listagem de veículos que podem circular com este material.
No entanto, a investigação do Cope comprovou que, na prática, empresas que não obtém esta autorização da ANP manipulam e transportam o óleo lubrificante, provocando danos ao meio ambiente, com risco de explosão.
Durante a investigação, os policiais flagraram caminhões sem qualquer tipo de licença para fazer o transporte de óleo usado e, ainda, estocando em tambores dentro de casa.

Notícia Postada em 28/06/2018 às 16:24:23 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação