A Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu projeto de lei solicitando que Arealva seja classificada como Município de Interesse Turístico – ‘MIT’. O Plano Municipal de Turismo foi apresentado pelo prefeito de Arealva, Elson Banuth do ‘PSDB’ e pelos membros do Conselho Municipal de Turismo – ‘Comtur’.
Arealva, localizada às margens do Rio Tietê, conta com uma prainha reestruturada, que visa atrair mais turistas e gerar novos empregos no setor. Além disso, está próxima ao Quilombo, com suas águas termais, antigas fazendas, pesqueiros, bela praça e igreja matriz.
Arealva conta ainda com o aeroporto Moussa Tobias, de porte internacional, localizado a 34 quilômetros do Centro da cidade e, em breve, terá seu Porto Intermodal. "O transporte aéreo poderá ser complementado pelo transporte hidroviário e terrestre, já que as estradas que dão acesso a Arealva são de boa qualidade e próximas de outras importantes rodovias da região, como a Marechal Rondon e a Castello Branco", afirma o deputado Pedro Tobias autor do projeto.
Ele avaliação que o município possui vários pontos turísticos e dispõe de infraestrutura necessária para atender aos visitantes de acordo com a lei estadual nº 1261/2015. Agora o projeto tramita por cinco sessões ordinárias no plenário da Assembleia Legislativa e, em seguida, será analisado por uma comissão técnica no Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, órgão vinculado à Secretaria de Turismo do Estado.
Até o momento, 51 cidades já conseguiram o título de "MIT" das 140 vagas existentes no Estado de São Paulo. Deste total, 7 são da região de Bauru: Agudos, Iacanga, Sabino, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista e Lins.
|