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Queixas no Procon seguem em queda |
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Melhoria na relação entre consumidor e empresa e redução do poder de consumo gerado pela crise econômica têm motivado o fenômeno |
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O Procon de Bauru registrou nova queda no número de queixas. De janeiro a agosto deste ano, foram 13.172 reclamações. A quantidade ainda pode parecer alta, contudo, tem caído ano após ano.
Em 2012, no mesmo período, o volume era de 25.252. Para se ter uma ideia, enquanto a média diária hoje é de 90 casos, há seis anos era de 134 reclamações por dia.
Mas o que tem motivado este fenômeno? Será que a relação entre consumidor e empresas está mais consciente? Para a coordenadora do Procon municipal Fernanda Pegoraro, a resposta é positiva. "As pessoas começaram a se resguardar mais e as empresas passaram a ter maior vontade de buscar soluções".
Contudo, segundo ela, o que mais tem feito com que as reclamações diminuam é a redução do poder de consumo da população, vinculada ao crescimento das relações de comércio informal de vendas e trocas, que não são regidas pelo Código de Defesa do Consumidor – ‘CDC’.
Mesmo com a queda total, no topo da lista das principais queixas no Procon local, ainda estão os vícios em produtos dentro do prazo de garantia e a cobrança indevida de serviços bancários e de telefonia.
Outro motivo que tem levado menos pessoas à sede física do Procon no Poupatempo, segundo Fernanda Pegorarao, é o aumento no uso de outros meios de reclamações. "Os consumidores têm se queixado bastante em sites como o Reclame Aqui. O site do governo http://consumidor.gov.br, que possui a mesma finalidade, também têm sido bastante utilizado para a solução de conflitos online. Acredito que essa seja uma tendência", detalha Fernanda.
Para fins de estatística, como forma de controle do mercado e para coibir os maiores abusos, contudo, é importante que a queixa online seja sempre registrada no site governamental.
Em tempo: o Procon local não funciona de forma interligada com o site governamental de resolução de conflitos, mas esses canais online, geralmente, notificam as empresas, que respondem antes do prazo de 30 dias, que é o tempo de espera inicial quando um consumidor ingressa com uma queixa na sede física do Procon.
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Notícia Postada em 18/09/2017 às 11:34:47
por: Jornalismo Rádio Regência FM |
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