Em sua quarta edição, a Semana de Museus de Penápolis teve início na segunda-feira, 21 e vai até sexta, 25. A organização do evento é da Secretaria Municipal de Cultura. Com atividades gratuitas e abertas ao público, o evento terá atrações como oficinas, palestras, shows, teatros, feira de artesanato, dentre outras ações.
O secretário de Cultura, Luiz Colevatti, ressalta a importância de manter viva as tradições culturais do município, além de “reforçar a questão de que Penápolis é a cidade dos museus”. Segundo o secretário, o turismo na cidade gira em torno da cultura dos museus e da religiosidade por possuir um santuário de São Francisco, o que atrai diversos fieis.
Colevatti reforçou a importância da participação regional, a fim de estimular o conhecimento presente em cada um dos quatro museus da cidade.
A cidade de Penápolis possui quatro museus, são eles: Museu do Folclore, Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Glaucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, Primeira Casa de Penápolis - Museu de São Francisco e Museu do Sol.
Durante os dias de produção do evento, os museus do Folclore, Histórico e o de São Francisco ficarão abertos à visitação gratuita durante todo o dia. Até sexta-feira também estarão abertos à visitação, das 19h às 22h.
A Praça 9 de Julho também será palco de uma feira de artesanato, reunindo diversos artesãos penapolenses. O funcionamento será do dia 22 a 25, das 19h às 22h.
|