Foto: Divulgação A antiga estação ferroviária de Penápolis, que fica na avenida Rui Barbosa, no Centro, deve abrigar uma unidade do Atende Fácil. A Prefeitura conseguiu, na última semana, a autorização do ‘Dnit’ - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para implantação do centro. A ideia do Executivo é reunir naquele espaço diversos serviços, com o objetivo de facilitar o dia a dia da comunidade.
Para isso, a administração está em vias de conseguir um financiamento no ‘BNDES’ - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no valor de R$ 1 milhão, para reformar e revitalizar o imóvel que, nos últimos anos, vem se tornando abrigo para moradores de ruas e usuários de drogas. O problema, inclusive, já foi relatado pela Folha da Região em dezembro de 2014 e janeiro do ano passado.
Na época, comerciantes reclamaram da situação, já que os moradores comiam, bebiam, dormiam e faziam suas necessidades, além de guardarem os poucos bens que possuíam, como colchões, cobertas, panos, sofá, panelas e algumas roupas.
Conforme o prefeito Célio de Oliveira, o ‘Dnit’ já havia efetuado a cessão para a Prefeitura da área por 20 anos em regime de comodato em 2014. O prazo pode ser renovado pelo mesmo período. A partir daí, o município vem tentando conquistar os recursos para efetuar a adequação do prédio deteriorado.
Uma das alternativas encontradas foi o financiamento do ‘BNDES’. “Ao formalizar o termo de cessão em comodato, o departamento fez constar na cláusula segunda do documento a destinação do imóvel como sendo exclusivamente para fim sociocultural. Porém, no ‘BNDES’, ao analisar a documentação e os projetos, houve a necessidade de mudar esta finalidade que constava”, explicou.
O tucano acrescentou que o ‘Dnit’ fará agora um novo documento, destinando a antiga estação ferroviária para espaço múltiplo. “Com isso, o trâmite no banco pode continuar”, acrescentou.
No Atende Fácil deverão funcionar as unidades como o Procon, Sebrae Aqui, Banco do Povo, ‘PAT’ - Posto de Atendimento ao Trabalhador, entre outros a serem estudados. Existe ainda a possibilidade de implantação de um posto de recebimento de tributos municipais, um “Espaço dos Artesãos”, e até secretarias municipais, algo a ser definido.
A estação ferroviária é um marco na história do município, o primeiro a ser fundado em toda região Noroeste do Estado, em 1908. Até os anos 1980, quando ainda havia o transporte de passageiros por trens na região, funcionários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil posavam orgulhosos em fotos com o prédio ao fundo.
|