MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Após visita, comissão discutirá reutilização de aterro sanitário de Bauru
Grupo de vereadores constatou, que duas das três lagoas de chorume já estão vazias
 Foto: Divulgação 
Um grupo de vereadores visitou, na manhã da terça-feira, 18, o aterro sanitário da Prefeitura de Bauru. O objetivo era constatar a informação, levada a público pelo presidente da Câmara, Sandro Bussola do ‘PDT’, durante a última sessão legislativa, de que duas das três lagoas de chorume estavam vazias. O fato foi comprovado, o que motivou uma audiência pública para discutir a reutilização do aterro.
No início do ano, a administração chegou a ser notificada pela Cetesb sobre o risco de transbordamento das lagoas, que acumulam o líquido gerado pelo lixo depositado no aterro ao longo dos anos.
A dificuldade em controlar o volume de chorume, contudo, é histórica. Tanto é que, na gestão anterior, foi necessária a construção da terceira lagoa e até a locação emergencial de tanques de armazenamento.
Aos vereadores que participaram da agenda no aterro sanitário, o diretor de Limpeza Pública da ‘Emdurb’, Eduardo Borgo, explicou que, após a formalização do contrato com a empresa que retira e providencia a destinação adequada (a uma Estação de Tratamento de Esgoto) deste material, todos os dias, estão sendo recolhidos 96 cúbicos do líquido.
Segundo Borgo, na administração anterior, o volume retirado da lagoa era consideravelmente inferior, o que explicaria o esvaziamento das duas lagoas, ação recomenda pela ‘Cetesb’.
O diretor da ‘Emdurb’ pontuou ainda que, controlando o nível de chorume do terceiro reservatório (hoje com pouco mais de 2 mil metros cúbicos ocupados), os outros dois serão ocupados, a partir de agora, apenas por água de chuva, que pode ser retirada e destinada ao maciço do aterro, sem custos para a administração pública.
Borgo estima, contudo, que o aterro produzirá chorume por mais dez anos, sendo que o volume deve diminuir progressivamente.
Participaram da visita os vereadores Mané Losila (PDT) e Luiz Carlos Bastazini (PV), presidente e membro da Comissão de Obras e Serviços Públicos, o presidente da Câmara, Sandro Bussola, além dos parlamentares Francisco Carlos de Goes - Carlão do Gás (PMDB), Markinho Souza (PP), Miltinho Sardin (PTB) e Serginho Brum (PSD). O vice-prefeito Toninho Gimenez (PTB) também esteve no local.
O presidente da Comissão de Obras, Mané Losila, sugeriu ainda que o Poder Executivo apresente, novamente, à Cetesb, proposta de ampliação lateral do aterro. Aos parlamentares, Borgo explicou que o papel da ‘Emdurb’ se restringe à prestação de serviços e que a definição de políticas públicas para o setor é de responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – ‘Semma’.
Dessa forma, a Comissão de Obras e Serviços Públicos deve convocar audiência pública para discutir o assunto.

Fonte: JCnet

Notícia Postada em 19/04/2017 às 11:09:24 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação