Foto: Divulgação Rubens de Médici Ito Bertolini do Solidariedade é o prefeito interino de Penápolis. Ele, que foi empossado como presidente da Câmara, durante sessão ocorrida na manhã deste domingo, 1º, assume a chefia do Executivo após o tucano Célio de Oliveira, reeleito nas eleições de outubro do ano passado, ter tido seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, ficando impedido de assumir o posto.
Com isso, Bertolini, que tem 44 anos, é o prefeito da cidade até que novas eleições sejam realizadas, em data a ser divulgada pelo tribunal. A sessão do Legislativo penapolense foi marcada ainda por brigas, insultos e a saída de dois parlamentares antes do término da solenidade, que contou com a presença de familiares e a comunidade.
Antes do início da sessão, comentários dos bastidores davam como certa a indicação de Ivan Sammarco do ‘PPS’, como presidente da Câmara e, automaticamente, prefeito. O grupo, no qual ele faz parte, tinha o apoio de Oliveira.
Sammarco deu início à votação para presidente do Legislativo. Além dele, outros cinco vereadores votaram a favor do seu nome para ocupar a função. Como um “balde de água fria”, o democrata Evandro Tervedo de Novaes, ao fazer a sua votação, indicou Bertolini ao cargo, o que causou revolta de alguns parlamentares e do público presente, já que esperavam que ele votasse em Sammarco, por ter feito parte do grupo que apoiou a candidatura de Oliveira.
Novaes chegou a ser chamado de “traidor” por alguns colegas depois de votar. Em seguida, Bertolini se dirigiu até a Tribuna e votou a seu favor, conseguindo sete votos e sendo eleito presidente do Legislativo. Novaes ficou como vice e assume o comando da Câmara. Bruno Marcos Araújo dos Santos e Ester Maria Sezalpino Mioto, ambos do ‘PSD’, formam a mesa do biênio 2017-2018 como primeiro e segundo secretários, respectivamente.
Em seu discurso, Bertolini se disse preparado para assumir interinamente a Prefeitura. “Não temos medo do que iremos enfrentar a frente do Executivo, mas quero afirmar que nosso compromisso será com a transparência, além de colocarmos em ordem a casa”, explicou.
Ele acrescentou que, nos próximos dias, fará uma análise da real situação administrativa e financeira que se encontra a Prefeitura para, assim, tomar as medidas cabíveis. “Independente de estarmos assumindo interinamente, iremos em busca de recursos para a cidade, seja em São Paulo ou em Brasília”, destacou.
Bertolini observou que já tem nomes para compor o secretariado, mas que definirá a equipe em breve. “Vamos agir com respeito e seriedade a população penapolense. Espero que haja união de todos os vereadores para resolvermos os problemas da cidade e, assim, buscarmos o desenvolvimento e melhor qualidade de vida”, finalizou.
|