Foto: J. Serafim Aconteceu na quinta-feira, 11, na Capital a divulgação do ranking do selo "Verde e Azul", programa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que avalia as ações e condições ambientais dos Municípios. Destaque para Lins que foi a 12ª colocada e Guaiçara, que no ano passado havia perdido o selo e agora volta a ficar entre os Municípios certificados.
O programa, que existe desde 2007, faz avaliações anuais a partir de 10 diretrizes que englobam o contexto ambiental do município: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Cada tema tem uma pontuação diferente, que pode levar a um total de no máximo de 100 pontos.
Para conquistar o selo, que garante a prioridade nos repasses de verbas estaduais, é necessário atingir mais de 80 pontos. Dos Municípios analisados, 118 foram certificados, quase o dobro do ano passado, 67. Na média, houve melhora geral nas notas de um ponto, passando de 85,5 para 86,9. Outro número que aumentou foi o de municípios que elaboraram o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - de 219, em 2013, para 334 este ano.
A primeira colocada no ranking deste ano é Botucatu, com 98,02 pontos. Na segunda posição aparece Votuporanga, com 97,21 pontos e na terceira posição está Santa Adélia, com 96,81 pontos. Lins figura na 12ª posição do Estado com 94,32.
Guaiçara totalizou 81,15 pontos e ficou na posição 99.
Outros Municípios da região aparecem longe do grupo considerado preocupado com as questões ambientais. Promissão figura no número 260 e Sabino aparece apenas na posição 353.
|