MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Eleitor pode votar em seis candidatos
Quem votar integralmente para os 6 cargos em disputa teclará 25 vezes na urna eletrônica
Nas eleições deste ano, cada eleitor votará em seis candidatos no primeiro turno, marcado para este domingo, dia 7 de outubro. A ordem da votação na urna eletrônica é a parecida com a de pleitos anteriores, iniciando com deputado federal, passando para deputado estadual, dois senadores, governador e finalizando com presidente. Ao todo, cada eleitor vai apertar as teclas da urna 25 vezes, já considerando as seis vezes em que apertará o Confirma - a quantidade será diferente caso erre e recomece algum voto, opte em votar em branco para algum dos cargos ou faça votação de legenda para deputado. Nas últimas eleições com esta série, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estimava em mais de um minuto o tempo médio para cada eleitor votar.
Na disputa, o primeiro voto será para deputado federal, cargo em que o número dos candidatos tem quatro dígitos. Em seguida, o voto é para deputado estadual, com cinco dígitos. Nos dois casos, os dois primeiros dígitos indicam o partido - e há a opção do eleitor em votar apenas na legenda, usando apenas os dígitos do partido. Neste caso, o voto é computado para a coligação para efeito de quociente eleitoral, sem estar direcionado a um candidato específico. A ordem de votação teve apenas esta alteração em relação a 2014, quando votava-se primeiro para deputado estadual e depois federal.
Depois, o eleitor votará em dois senadores, cada um com três dígitos. Nesta eleição, o Senado será renovado em dois terços, ou seja, de cada três cadeiras de cada Estado, duas estão em disputa, e por isso cada eleitor deve votar em dois candidatos diferentes, o que só acontece a cada oito anos. Por fim, os votos são para governador e presidente, ambos com dois dígitos.
Cola
Por ser uma eleição com votação em seis candidatos diferentes, o TSE orienta os eleitores a levar a cola para agilizar o processo, evitando que as pessoas se percam no meio da votação. Os cartórios eleitorais disponibilizam cópias das colas em branco, para que os eleitores possam preencher com os candidatos de sua preferência. O modelo é igual a este ao lado.
Biometria
A biometria não é obrigatória em Guaiçara, Lins, Promissão e Sabino nesta eleição. Portanto, mesmo aqueles ainda sem o cadastro biométrico podem votar, desde que esteja com a situação eleitoral regularizada.
O eleitor deve levar para a seção eleitoral um documento oficial com foto, que pode ser o RG, carteira de habilitação (CNH), carteira de trabalho ou passaporte. O título de eleitor é opcional, mas é importante que o eleitor saiba o local de votação e a seção, que constam no título.
A consulta pode ser feita ainda pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o http://www.tre-sp.jus.br, no ícone Eleitor e Eleições e depois Título e Local de Votação.

Notícia Postada em 04/10/2018 às 16:10:27 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação