MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Com até 200 furtos de hidrômetros ao mês, Polícia Civil deflagra operação
Setor de Investigações Gerais apreendeu 20 equipamentos durante vistoria a ferros-velhos e depósitos de recicláveis em Bauru, na segunda-feira
A Polícia Civil realizou, nesta segunda-feira, 27, uma operação para inibir furtos de hidrômetros em Bauru, após levantamento mostrar que aproximadamente 30% de todos os boletins de ocorrências do Setor de Investigações Gerais (SIG) estão relacionados a este tipo de crime. Diversos ferros-velhos e depósitos de recicláveis da cidade foram vistoriados, o que resultou na apreensão de 20 equipamentos.
"Agora, será investigada a procedência dos objetos apreendidos. Se for constatado que pertencem às vítimas, quem os adquiriu responderá por receptação", detalha o delegado coordenador do SIG, Rogério Monteiro. "Esse tipo de ocorrência chamou bastante atenção. Notamos que, em média, dos 500 registros mensais que chegam até nós, de 150 a 200 correspondem a furtos de hidrômetros", enumera.

Segundo o delegado, há casos, ainda, em que medidores de energia são levados. Ele explica que os dois equipamentos contêm cobre e, portanto, são bastante visados pelos criminosos, principalmente por usuários de entorpecentes. Os alvos são desde imóveis vazios e ocupados até estabelecimentos comerciais e condomínios residenciais.
"A ação é simples. Com uma chave inglesa ou barra de ferro, o ladrão consegue remover o hidrômetro facilmente. Depois, procura algum ferro-velho ou depósito de reciclável para vender e obter dinheiro para comprar drogas. O prejuízo à vítima é grande porque, além de ficar sem água até a reposição do equipamento, terá que gastar, em média, R$ 100,00 para comprar um novo", cita Monteiro.
O delegado aposta no combate ao crime através da fonte receptadora. "Basicamente, você inibe o furto combatendo o receptador, porque o giro é rápido, já que o autor não fica com o material furtado. Ao registrar o crime de receptação, os estabelecimentos deixam de comprar e o ladrão não tem para quem vender. A tendência, então, é que reduza o número de furtos de hidrômetros", pontua Monteiro, destacando que as operações ocorrerão periodicamente.
O delegado orienta que, ao ter o hidrômetro furtado, a vítima deve comparecer à Polícia Civil com a conta de água, que possui o número do equipamento. "A pessoa deve pedir para constar esse dado no boletim de ocorrência", pontua, complementando que denúncias contra autores de furto podem ser feitas através do telefone 151. O anonimato é garantido.
O DAE de Bauru informa que casos de furto ou dano aos hidrômetros são de responsabilidade dos proprietários das residências ou dos estabelecimentos comerciais. Em ambas as situações, o recomendado é registrar um boletim de ocorrência e solicitar, junto à autarquia, o fechamento do registro do imóvel até que seja feita a substituição do equipamento.
O órgão orienta, também, que seja informado o número do hidrômetro, para que o aparelho não seja, por ventura, instalado em outro imóvel. O DAE recomenda ainda que os proprietários instalem uma caixa de proteção junto aos equipamentos de medição, para tentar evitar furtos ou danos.

Notícia Postada em 28/08/2018 às 16:59:18 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação