MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Confirmados casos de raiva em gado
Mortes de bezerros e cães em Cabrália Paulista e Paulistânia alertam donos de sítios
 Foto: Divulgação 
A morte de gados e até cães na zona rural de Cabrália Paulista e Paulistânia na região de Bauru deixou em alerta a Defesa Sanitária de Bauru. Preocupados com o surgimento de focos da doença, transmitidos por morcego, os donos de sítios têm alertado para os casos que surgiram nas últimas semana. Somente em uma propriedade de Cabrália foram registradas 22 mortes entre bezerros e pelo menos dois cães. Exames feitos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal de Botucatu confirma dois casos positivo da doença, informa a Defesa Sanitária.
O que chama atenção é que a região não é área de incidência de raiva. Um dos casos confirmados foi em um bovino no Sítio Lago Azul, no município de Cabrália Paulista. O proprietário da área, Luiz Tripodi, faz um alerta os demais moradores das imediações. O laudo que atesta raiva é referente ao dia 26 de junho deste ano. “Estou no sétimo animal morto, eles vão morrendo devagar. Os animais mortos são bezerros de 4 a 12 meses. Aqui nunca aconteceu surto de raiva. Essa doença não veio da região. Pela Internet vi que houve foco de raiva em Araçatuba, às vezes alguém comprou um bezerro de local que tem a doença e pode ser que estava contaminado”, declarou Luiz Tripodi, que já aplicou a oitava vacina para imunizar os animais contra a raiva.
De acordo com ele, após as mortes decidiu alertar os demais proprietários que não estão dando importância para providenciar a vacinação. “Há quinze dias não estava morrendo mais gado, como os demais (proprietários) não estão vacinando voltou a morrer animais nesta semana, parece que a doença está voltando”, declarou Tripodi. Ele enterrou segunda-feira, 23, mais um bezerro.
Segundo Evandro Antônio Ramos de Andrade, da Fazenda Bom Jesus, até segunda-feira, ele havia contabilizado 22 mortes de animais, a maior parte de gado e também dois cães. Ele levou a carcaça de um dos animais até a Faculdade de Veterinária de Botucatu que comprovou caso positivo de raiva por meio da técnica de imunofluorescência direta. “Não tem o que falar, todos os casos deram confirmação de raiva, são os mesmos sintomas que mato os animais”.
A suspeita é de que os bezerros teriam sido contaminados por morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus, ou vampiro, principal transmissor da doença no gado e facilmente encontrado em cavernas, ocos de árvores e casas abandonadas.
Os funcionários da fazenda foram vacinados contra a raiva. Os que tiveram contato com o gado contaminado, antes tomaram um soro para depois receberem a vacina. “É uma espécie de epidemia, não sabemos de onde veio”, declarou.
Nos arredores da área rural não têm caverna, mas a fazenda fica próxima à SP-225, onde há uma tubulação de escoamento de água pluvial. Nesse pequeno túnel foram capturados pelo menos 18 morcegos pela Defesa Sanitária. “Essa passagem da água está muito impregnada de morcego, como a fazenda fica muito próximo, pode ser nesse local que estão abrigados os morcegos. Não tenho informação de que eles estavam infectados”, declarou Andrade.

Fonte: JCnet

Notícia Postada em 26/07/2018 às 18:25:12 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação