MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Corpus Christi movimenta economia e turismo na região
São Manuel comemora 70 anos de tradição e Ibitinga alia procissão e incremento de venda de bordado
 Foto: Divulgação 
A procissão de Corpus Christi é considerada um dos eventos religiosos que movimenta a economia, mobiliza a comunidade para confecção de mosaicos feitos de serragens e atrai visitantes aos municípios. Ibitinga, Vera Cruz e São Manuel são consideradas as duas cidades com eventos mais tradicionais, mas Barra Bonita, Pratânia, Torrinha, Agudos entre outros municípios também têm procissão que atrai milhares de fiéis. Neste ano, a data é celebrada nesta quinta, 31.
Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição católica popular. A expressão latina significa o "Corpo de Cristo", cuja comemoração tem o nome completo de "Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo".
A tradição de fazer o tapete com folhas e flores teve origem em Portugal e chegou ao Brasil por intermédio dos imigrantes açoiranos e ainda é mantida nos Açores, porém com menos intensidade nas cidades portuguesas.
Em São Manuel, a procissão completa 70 anos e é considerada um evento que atrai visitante para conhecer os tapetes. O professor Paschoal Vitagliano Grimaldi, conhecido pelo apelido de Pazitto, 84 anos, acompanhou uma das organizadoras dessas festas religiosas, Tereza Mazzulo, que influenciou a mudança na forma de confecção dos tapetes de serragens com a introdução de desenhos que coloriam as ruas.
Antes de 1940, as procissões eram enfeitadas somente com flores. "A descoberta de novas tintas ajudaram a reproduzir muitas cores", lembrou o professor aposentado de desenho Paschoal Grimaldi.
A Prefeitura de São Manual lançou um selo comemorativo e está homenageando Tereza Mazzulo, falecida em 1996, considerada a responsável em transformar a procissão de Corpus Christi em evento turístico e de inovar na confecção dos tapetes.
Em Ibitinga, também se mantém a tradição, que se transformou em geração de renda para o comércio em geral. A partir de 1981, o ex-secretário de turismo da prefeitura Adolfo Holtzer e o padre Eutimio Ticianelli decidiram utilizar tecido e bordado para decorar as ruas. Isso estimulou o comércio e a data é considerada a melhor de todo o ano para a venda de enxovais e de produtos feitos de bordado. A secretária de Turismo, Comércio e Indústria, Érica Banuth, conta que cerca de 200 ônibus de excursão com visitantes vêm à cidade para participar da procissão e fazer compras.
Na região, outras cidades mantêm a tradição, como Vera Cruz, também conhecida no Estado por fazer tapetes com serragens e símbolos do Santíssimo que se transformam em verdadeiras obras de arte.

Notícia Postada em 30/05/2018 às 17:34:16 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação