MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Três armas saem de circulação por dia
Entre 2016 e 2017, as polícias federal, militar e civil de Bauru recolheram 2.497 unidades, a maioria, sem registro e usadas em ações criminosas
 Foto: Divulgação 
As polícias Federal, Militar e Civil de Bauru recolheram 2.497 armas de fogo entre 2016 e 2017, uma média de três peças apreendidas a cada dia. Do total de 649 armas arrecadadas pela Delegacia de Polícia Federal, a maioria é fruto da entrega espontânea feita por cidadãos dentro da Campanha do Desarmamento.
Porém, as 1.848 apreensões realizadas pelas forças Militar e Civil de segurança em 89 municípios são resultado, principalmente, de operações e do trabalho ostensivo para prevenir e combater a criminalidade. "Na maioria das vezes, são armas de fogo sem registro, usadas para a prática de crimes. Mas também apreendemos armas com registro vencido. Neste caso, o proprietário não responde por crime e, conseguindo regularizar, ainda pode ter a arma de volta", aponta o delegado seccional de Bauru, Ricardo Martines.
Responsável pelo setor de armas da Delegacia de Polícia Federal de Bauru, o agente Guilherme Costa explica que a Campanha Nacional do Desarmamento, instituída desde 2003, continua recebendo armas todos os anos devido à divulgação permanente.
Segundo o major Fabiano Serpa, comandante interino do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior ‘4º BPM-I’, as apreensões de armas têm contribuído para combater roubos na região, estratégia que está entre as prioridades da corporação para 2018.
Todo o material apreendido é encaminhado periodicamente ao Exército Brasileiro para incineração ou, quando possível, reaproveitado pelos órgãos de segurança pública, após autorização do Ministério da Justiça e expedição de registro pelo próprio comando do Exército.
Processo para obtenção é rigoroso
Desde a instituição do Estatuto do Desarmamento, em 2003, os critérios para obtenção de registro de armas ficaram mais rigorosos. Para ter a posse, o proprietário precisa ter idade mínima de 25 anos, justificar a necessidade da aquisição da arma, comprovar ocupação lícita e apresentar certidões negativas criminais e atestados de aptidão psicológica e de capacidade técnica para manusear o equipamento.
A renovação é obrigatória a cada período de três anos. Já o porte de arma é concedido em condições excepcionais, a quem comprovar necessidade para exercício da atividade profissional de risco ou diante da real ameaça à integridade física.
Comandante interino do 4º BPM-I, o major Fabiano Serpa destaca que, desde a instituição do Estatuto do Desarmamento, o número de mortes caiu no Estado de São Paulo. "Em meio à polêmica que divide a sociedade entre quem é a favor e contra o desarmamento, a queda no número de homicídios é considerável. Isso é fato", observa, salientando que o papel da PM, neste caso, é fiscalizar e contribuir para o cumprimento da lei.

Notícia Postada em 07/02/2018 às 12:01:46 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação