MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Prefeitura de Iacanga passa este ano a cobrar a tarifa de esgoto
Questionamento de morador relativo a conta de água alertou município sobre necessidade de cobrança pela oferta do tratamento dos dejetos
 Foto: Divulgação 
A partir deste mês, nove anos após edição de lei autorizando a cobrança, moradores de Iacanga que contam com rede coletora de esgoto em seus imóveis passarão a pagar o valor mensal de 50% sobre a conta de água a título de tarifa de esgoto. Para quem possui fossa séptica, o percentual será de 25%.
A instituição da tarifa de esgoto foi anunciada pelo Executivo no final de dezembro. Na conta deste mês, a Secretaria de Saneamento Ambiental enviou aviso aos consumidores de água informando sobre a cobrança dos novos valores, que estarão discriminados de forma separada na fatura que vence em fevereiro.
Segundo a prefeitura, questionamento administrativo sobre os componentes da tarifa de água feito por morador de condomínio fechado no início de 2017 alertou sobre a necessidade da cobrança. O munícipe alegava que estaria havendo suposta cobrança "camuflada" da tarifa de esgoto na conta mensal de água.
Para ele, no caso do empreendimento, a tarifa de esgoto seria ilegal pelo fato de o local contar com fossas e coleta feita por caminhão particular. Sem resposta, o morador recorreu ao Ministério Público (MP) que constatou que, apesar da previsão legal de cobrança do esgoto desde 2008, apenas a água era cobrada.
"Nunca se atentaram a essa tarifa de esgoto que, por lei, somos obrigados a cobrar", declara o chefe de gabinete de Iacanga, Décio Spera Júnior. O inquérito civil foi arquivado e, com aval do MP, segundo ele, o Executivo decidiu iniciar a cobrança da tarifa em 2018. "Senão poderia configurar renúncia de receita", diz.
Além do percentual de 50% sobre a tarifa de água para os moradores com rede coletora de esgoto, a prefeitura irá cobrar tarifa de 25% de quem tem fossa séptica sob a alegação de que, apesar da coleta particular, o destino dos dejetos é o mesmo: a lagoa de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, operada pela administração. Decretos publicados em fevereiro, abril e dezembro de 2017 regulamentam a cobrança.
A administração justifica que a cobrança de quem não conta com rede coletora está amparada em Súmula do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ocorrerá no Vale das Águas, Jardim Enseada, Jardim Praia dos Sonhos, Recanto dos Tucunarés e Varandas do Tietê. De acordo com o chefe de gabinete, Iacanga conta hoje com 100% do esgoto tratado. "É um serviço público oferecido que tem que ser cobrado", afirma.

Notícia Postada em 04/01/2018 às 12:00:39 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação