MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Governo do Estado mira região de Araçatuba para criar peixes
Ao todo 14 áreas estão pré-selecionadas para parques aquícolas
A região do Baixo Tietê concentra 14 áreas pré-selecionadas pelo governo estadual que podem ser transformadas em parques aquícolas. Juntos, os espaços demarcados têm a capacidade de produzir 68 mil toneladas de pescado, segundo o pesquisador Luiz Marques da Silva Ayroza, diretor técnico do Instituto de Pesca, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O potencial de expansão da aquicultura regional foi uma das informações apresentadas em evento realizado pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Alta Noroeste em Araçatuba, com debates sobre pesquisas, mercado, processos de implantação e desenvolvimento da prática. O objetivo da reunião foi difundir a aquicultura e a piscicultura na região.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a região de Araçatuba produziu 2.649 toneladas de tilápia, em 2016.
Ayroza esclarece que o reservatório Três Irmãos, no Baixo Tietê, foi escolhido para ser o primeiro a ter áreas demarcadas para estudos sobre potenciais parques aquícolas devido à qualidade elevada da água no local, que o torna propício para a criação de peixes em cativeiro. Foram excluídos pontos do reservatório pouco aptos para a aquicultura devido à presença da captação de água, esgoto ou macrófitas.
Os 14 trechos pré-selecionados receberão uma equipe do Instituto da Pesca na segunda quinzena de janeiro para que seja concluída uma análise sobre quais dessas áreas realmente poderão receber o programa estadual de parques aquícolas. Os dados primários levantados nos espaço serão encaminhados para a Cetesb, que licenciará os parques. Depois disso, o governo elaborará editais de licitação que serão abertos ao público.
Produtores de qualquer porte poderão participar. Segundo Ayroza, a secretaria estadual de agricultura pretende aproximar a pesquisa sobre aquicultura com o setor produtivo, promover o agronegócio familiar trazendo uma alternativa para o pequeno e médio produtor do Baixo Tietê, além de incentivar uma alimentação mais saudável alavancando a produção e consumo de peixes.
O pesquisador destaca que o planejamento do projeto foi realizado pelo Instituto de Pesca, atendendo decreto de 2016 que regulamentou os procedimentos para o licenciamento ambiental da aquicultura.
O dirigente da assessoria técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, José Luiz Fontes, explica que as áreas pré-selecionadas foram apresentadas em setembro e que a previsão é de que os chamamentos públicos sejam abertos no primeiro semestre de 2018.
O diretor do Ciesp Alta Noroeste, Samir Nakad, enxerga a aquicultura como uma oportunidade de investimento. "A gente pode oportunizar uma série de negócios na produção, na indústria de transformação, na educação e no setor de frigoríficos, além de introduzir uma alimentação mais saudável ao morador", afirma Nakad. De acordo com ele, o trecho do Baixo Tietê com as 14 áreas pré-selecionadas vai de Andradina a Araçatuba.

Notícia Postada em 29/12/2017 às 11:37:41 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação