MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Queixas no Procon seguem em queda
Melhoria na relação entre consumidor e empresa e redução do poder de consumo gerado pela crise econômica têm motivado o fenômeno
O Procon de Bauru registrou nova queda no número de queixas. De janeiro a agosto deste ano, foram 13.172 reclamações. A quantidade ainda pode parecer alta, contudo, tem caído ano após ano.
Em 2012, no mesmo período, o volume era de 25.252. Para se ter uma ideia, enquanto a média diária hoje é de 90 casos, há seis anos era de 134 reclamações por dia.
Mas o que tem motivado este fenômeno? Será que a relação entre consumidor e empresas está mais consciente? Para a coordenadora do Procon municipal Fernanda Pegoraro, a resposta é positiva. "As pessoas começaram a se resguardar mais e as empresas passaram a ter maior vontade de buscar soluções".
Contudo, segundo ela, o que mais tem feito com que as reclamações diminuam é a redução do poder de consumo da população, vinculada ao crescimento das relações de comércio informal de vendas e trocas, que não são regidas pelo Código de Defesa do Consumidor – ‘CDC’.
Mesmo com a queda total, no topo da lista das principais queixas no Procon local, ainda estão os vícios em produtos dentro do prazo de garantia e a cobrança indevida de serviços bancários e de telefonia.
Outro motivo que tem levado menos pessoas à sede física do Procon no Poupatempo, segundo Fernanda Pegorarao, é o aumento no uso de outros meios de reclamações. "Os consumidores têm se queixado bastante em sites como o Reclame Aqui. O site do governo http://consumidor.gov.br, que possui a mesma finalidade, também têm sido bastante utilizado para a solução de conflitos online. Acredito que essa seja uma tendência", detalha Fernanda.
Para fins de estatística, como forma de controle do mercado e para coibir os maiores abusos, contudo, é importante que a queixa online seja sempre registrada no site governamental.
Em tempo: o Procon local não funciona de forma interligada com o site governamental de resolução de conflitos, mas esses canais online, geralmente, notificam as empresas, que respondem antes do prazo de 30 dias, que é o tempo de espera inicial quando um consumidor ingressa com uma queixa na sede física do Procon.

Notícia Postada em 18/09/2017 às 11:34:47 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação