MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Unesp 'testa' nova variedade de uva na região de Botucatu
Faculdade de Ciências Agronômicas cultiva variedades para descobrir quais são as que mais se adaptam ao clima e ao solo
 Foto: Divulgação 
O Departamento de Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas, da Unesp de Botucatu, faz um amplo trabalho de pesquisa para avaliar o comportamento do cultivo de uvas em quatro regiões do Estado, duas delas em Botucatu e São Manuel.
O projeto tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – ‘Fapesp’. Os dados levantados são resultado da pesquisa de três alunos de doutorado - Ana Paula Maia Paiva, Francisco José Domingues Neto e Marlon Jocimar Rodrigues da Silva - que vão defender teses no programa de pós-graduação em agronomia e horticultura da ‘FCA’.
O cultivo de uva tem sido feito em áreas experimentais da Unesp para avaliar o tipo de uva na elaboração de vinhos ou sucos. O trabalho científico vai fornecer informações para o aprimoramento do setor de viticultura paulista, com previsão de terminar em 2020.
No Estado a maior produção de uva são nas regiões de Jundiaí e Jales. Apesar da reduzida área de plantio e de produção na região de Botucatu equivalente a 0,32% da produção estadual, o professor Marco Antonio Techhio, do Departamento de Horticultura da Faculdade de Ciências Agrônomica da Unesp de Botucatu, justifica a pesquisa porque há demanda crescente pelos produtores no plantio no entorno de Botucatu, São Manuel e Lençóis Paulista, além do cultivo da videira ser uma boa alternativa.
Há desafios a ser enfrentados nesse setor. Ainda há alto custo de produção decorrente da grande demanda de mão de obra e de insumos, associado aos baixos preços na comercialização. Essa reclamação é possível de ser ouvida de produtores ouvidos pelo JC. É o caso de Paulo Nagata, de Botucatu, que produziu por 30 anos uva para vender em entrepostos e admite que está "desistindo". Atualmente mantém uma pequena área. "Não compensa financeiramente", contou.
A proprietária do Sítio Rocinha, onde está instalada a Vinícola Casagrande de Lençóis Paulista, Marisa Gorethi Vieira Machado Casagrande, também cita que é um tipo de cultura agrícola que exige "mão de obra" especializada e tem custo alto. No caso dela, é uma herança de quatro gerações. Os seus avós decidiram manter a tradição de cultivar uva para fazer vinho no sítio.
A uva tanto pode ser cultivada para a produção de vinho, na venda ao consumidor ou na produção de suco, segmento que vem crescendo no país. O Brasil é o único no mundo que existe a produção de suco integral sem aditivos químicos. Em 2014 foram vendidos mais de 90 milhões de litros de suco de uva prontos para consumo, 13,5% a mais que no ano de 2013. O interesse do brasileiro por alimentos saudáveis despertou no consumidor deixar o refrigerante para um segundo plano e procurar mais sucos naturais.
A pesquisa da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), da Unesp de Botucatu, visa avaliar qual é o tipo de variedade melhor para a produção de uva.
O estudo é mais amplo por incluir as regiões de Jundiaí e Jales, dois importantes polos vitícolas, respondendo com 65% da produção da uva Niagara Rosada. Devido a queda de rentabilidade dessa variedade, uma das alternativas é a diversificação de cultivares e a elaboração de suco e vinho para a agregação de valor à uva, explica o coordenador da pequisa do Departamento de Horticultura da FCA, Marco Antonio Tecchio.
A pesquisa feita em Botucatu avalia o comportamento do cultivo de uvas para elaboração de vinhos ou sucos, como a Bordô, Isabel, Isabel precoce, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Sauvignon Blanc, além de programas de melhoramentos genéticos do Instituto Agronômico de Campinas e da Embrapa.

Fonte: JCnet

Notícia Postada em 14/06/2017 às 11:19:06 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação