MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Lixão de Areiópolis é interditado pela ‘SMA’
Prefeitura deverá dar destino correto ao lixo, conforme exige legislação ambiental
 Foto: Divulgação 
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente – ‘SMA’ e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – ‘Cetesb’ interditaram quinta-feira, 25, mais um lixão que funcionava de forma irregular na região. Desta vez, o alvo foi o aterro de Areiópolis, que recebia uma média de sete toneladas de lixo por dia.
Segundo a ‘SMA’, licenciado como aterro em valas em maio de 2001 pela ‘Cetesb’, o local vinha funcionando de forma irregular há pelo menos dois anos, com disposição de lixo em locais inadequados. "Ao longo desse tempo, a companhia vistoriou a área e também aplicou multas. Além disso, a prefeitura da cidade também não apresentou uma proposta de aterro alternativo", afirma.
O secretário da pasta, Ricardo Salles, conta que a vistoria de ontem demonstrou que o aterro não poderia continuar operando. "Ele estava absolutamente sem condições nenhuma de sanidade, de organização, de segurança, inclusive com catadores circulando no meio do lixo e animais", revela.
Com a interdição, ele explica que a prefeitura será obrigada a enviar o lixo da cidade à aterro devidamente licenciado e a entregar plano de encerramento do local e de recuperação ambiental da área onde ele está instalado. "Ela é obrigada a fazer isso sob pena de nova multa e, eventualmente, até uma responsabilidade criminal-administrativa perante o Judiciário", diz.
Areiópolis fica na região de Bauru, onde sete lixões foram fechados pela ‘SMA’ desde o início do ano - além de Areiópolis, Assis, Cafelândia, Ourinhos, Itápolis, Santa Cruz do Rio Pardo e Santa Maria da Serra. Em todo o estado, 17 aterros irregulares foram interditados.
"A fiscalização rigorosa dos aterros visa defender a saúde da população e do meio ambiente. Do ponto de vista administrativo, estamos apoiando a solução via aterros consorciados regionais, com recursos do governo", declara Salles.
Na região, segundo ele, São Manuel e Garça são candidatas a receber um aterro consorciado regional que poderá ser utilizado por Areiópolis. "São recursos de R$ 170 milhões que a Secretaria do Meio Ambiente colocou à disposição dos Municípios para, de forma consorciada, estabelecerem aterros para atender grupos de municípios", ressalta.
'Denúncia Ambiente'
Para intensificar o combate aos lixões clandestinos, a ‘SMA’ criou um aplicativo de celular para denúncias ambientais. Com ele, o cidadão pode ajudar a identificar áreas de despejo irregular de lixo. O "Denúncia Ambiente", que já está disponível para plataformas Android e iOS e é gratuito, recebe ainda denúncias de desmatamentos, queimadas, tráfico de animais silvestres e poluição do ar. "Quem quiser mesmo resolver os problemas tem agora instrumentos para isso", diz o secretário da pasta, Ricardo Salles.

Notícia Postada em 27/05/2017 às 09:26:23 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação