MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Aldeia de Avaí lança livros para fortalecer a língua tupi-guarani
Gramática e mito indígena sobre criação do mundo foram produzidos por professores, alunos e falantes da Nimuendaju, na Terra Indígena Araribá
 Foto: Divulgação 
Nesta quinta-feira, 25, às 14h, a Escola Estadual Indígena (EEI) da Aldeia Nimuendaju, na Terra Indígena Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru), irá lançar um livro de gramática e um mito indígena sobre a criação do mundo escritos em tupi-guarani com o objetivo de fortalecer e valorizar a língua.
Os dois livros foram produzidos por professores e alunos da escola e por falantes da língua tupi-guarani da comunidade em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fundação Nacional do Índio (Funai) e ONG Kamuri, também de Campinas.
A vice-diretora da escola, Creiles Marcolino da Silva Nunes, conta que o trabalho de criação dos livros teve início em 2013. Segundo ela, a gramática é a primeira obra do tipo do Estado de São Paulo escrita em tupi-guarani apenas por membros da Aldeia Nimuendaju.
"Ela vai ser um material didático específico da cultura para ser trabalhado com os nossos alunos", diz. "E também vai ficar disponível para outras escolas da mesma etnia que quiserem estar utilizando". Já o mito indígena trata-se de uma releitura de outras obras.
O livro ‘Lições de Gramática’ tem como objetivo fortalecer a língua tupi-guarani
"Na verdade é uma versão que a gente traduziu para o tupi. E a gente também coletou com os mais velhos esse conhecimento do mito", explica. "Ela foi contada para nós e a gente fez essa inserção juntando com uma versão do Paraguai para poder fazer uma tradução na língua tupi".
De acordo com Nunes, foram confeccionados 50 exemplares de cada obra. "Através dessa gramática e também do mito, pudemos trabalhar dentro da escola o fortalecimento da cultura porque ela vinha se perdendo ao longo do tempo", ressalta.
"E através da gramática, a gente pode aprender a dar muito mais valor a nossa língua e a nossa cultura. A gente viu o quanto ela é importante e que, através de cada palavra, pode-se formar uma outra, gerando conhecimento dentro da nossa comunidade".

Para o professor coordenador da escola, Tiago de Oliveira, os livros - que foram elaborados a partir de uma coletânea de textos da língua tupi-guarani - acabam servindo como uma importante referência em razão da ausência no país de uma política sólida voltada à preservação das línguas indígenas.
"Esse trabalho está sendo pioneiro e vai trazer um retorno com relação ao fortalecimento da língua tupi-guarani para a comunidade local, da Aldeia Nimuendaju, e também servir como referência para as outras comunidades tupi-guarani do Estado de São Paulo e do Brasil", declara.

Notícia Postada em 25/05/2017 às 12:03:31 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação