MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Por medo de febre amarela, macacos são mortos
Somente neste ano, cinco saguis já foram encontrados sem vida em Bauru
 Foto: Divulgação 
Tão vítimas da febre amarela quanto os humanos, macacos da espécie sagui passaram a ser alvos de ataques por conta do desconhecimento de parte da população em Bauru. Dois dos três animais encontrados sem vida na cidade neste ano foram mortos pelo homem: um por agressão e o outro por envenenamento. Diante do cenário, especialistas reforçam: os primatas não transmitem a doença.
Os laudos foram divulgados ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, a pedido da reportagem do Jornal da Cidade. O fato reforça alerta feito pelas autoridades desde o início do temor de uma epidemia de febre amarela: o desconhecimento da população pode causar uma matança do primata, que, vale repetir, não é o transmissor da doença.
Os exames também trouxeram resultados negativos para a febre amarela nos três animais analisados.

O macaco morto agredido foi encontrado em um clube em fevereiro deste ano. Ele teve lesões no crânio. Já o segundo, que morreu por envenenamento, foi achado em um residencial no Jardim Marambá, em março.
Entre fevereiro e março, outro macaco, cujo corpo também foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em um condomínio na zona sul da cidade, teve a morte decorrida de briga com outro primata.
Além dos casos citados, outros dois saguis mortos foram recolhidos pelo CCZ em Bauru. Um em um condomínio na avenida José Vicente Aiello, em 5 de abril e outro no dia 10 de abril em uma instituição no Núcleo Geisel. O resultado destes laudos deve sair em, no máximo, 20 dias.
Coordenador do Zoológico Municipal, Luiz Pires critica o ataque aos animais e ressalta a importância do papel do sagui principalmente no alerta à doença. "Ele serve como sentinela às autoridades, porque o índice de mortalidade da febre amarela neles alcança 100%. Quanto menos macacos tiverem na cidade, menos sinais de que a doença está ou não atuante teremos", cita. "Além de absurdo, é um crime matá-los", completa.
Ao comentar sobre os casos registrados em Bauru, ele se lembra da onda de ataques a macacos realizada pela população no Rio Grande do Sul em 2009. "Espero que não seja o início de uma matança de macacos em Bauru", finaliza o diretor do Zoo.
Até essa semana, nenhum caso de febre amarela ou até mesmo de suspeita da doença haviam sido registrados em Bauru. Mais de 23,7 mil pessoas foram vacinadas na cidade até o mês de março. Vacinas contra a doença estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros.
Matar sagui é crime...
Segundo o Ibama, os saguis são representantes da fauna silvestre brasileira e estão protegidos pela lei ambiental do Brasil. O manejo de populações de vida livre e a manutenção desses animais em cativeiro sem a autorização do órgão constitui em crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998).
Ou seja, é considerado crime contra a fauna caçar, apanhar, utilizar, vender, exportar, adquirir para si, guardar ou manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa ou em rota migratória sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo com a obtida.
A pena é detenção de até um ano e mais multa.
Os saguis são abundantes na região de Bauru. Além da disponibilidade de alimentos, eles se instalaram por aqui pela área de cerrado e por não haver predomínio de predadores naturais, como felinos carnívoros, gaviões, jiboias, entre outros.

Notícia Postada em 15/04/2017 às 11:13:23 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação