MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Moradores de Agudos contestam como é cobrada a ‘taxa do lixo’
Em outubro do ano passado, decisão judicial obrigou Prefeitura a cobrar os valores relativos a 1999 e 2000
 Foto: Divulgação 
A Prefeitura de Agudos ingressou com ação na Justiça para executar a cobrança da chamada “taxa do lixo”, relativa aos anos de 1999 e 2000. De acordo com o Executivo, a medida visa atender à decisão judicial de outubro de 2016. Apesar da legalidade da cobrança, muitos moradores questionam a falta de notificação.
A polêmica “taxa do lixo” vem sendo discutida judicialmente desde 2000. Após anúncios de cobrança e de suspensões, segundo a prefeitura, em outubro do ano passado, a justiça determinou que os valores deveriam ser cobrados dos moradores.
Em dezembro, município entrou com ação na justiça para executar os devedores. De acordo com o atual secretário de Administração e Finanças, Carlos Lima, a prefeitura não notificou os moradores. Revoltados, muitos munícipes questionam essa ausência de notificação.
Por meio das redes sociais, uma das pessoas que está sendo executada orienta os demais devedores a questionarem a cobrança junto ao Setor de Dívida Ativa do Executivo. “Em 2013, a Prefeitura notificou os cidadãos e muitos (como eu) foram pagar essa taxa”, diz.
“Porém, meses depois, a mesma suspendeu a cobrança, alegando ser ‘abusiva’. Porém, agora, a prefeitura, sem notificar os cidadãos, entrou com processo na justiça para realizar o recebimento desta mesma taxa. Devemos pedir a nulidade da cobrança”.
Segundo ela, o município deveria permitir o parcelamento dos valores. “Nenhum agudense se negou a pagar. A cobrança estava suspensa”, alega. O prefeito Altair Francisco Silva informou que irá manter a cobrança, sob pena de responder por renúncia de receita.
Ele ressaltou, porém, que irá enviar projeto de lei à Câmara autorizando a anistia de juros e multas e o parcelamento da dívida, mantendo apenas a correção monetária.
A “taxa do lixo” foi criada em 1997. Em 2000, o Ministério Público (MP) questionou a legalidade da cobrança, que acabou sendo suspensa por meio de liminar. A prefeitura recorreu ao TJ e, no fim de 2012, obteve decisão favorável.
Em 2013, o ex-prefeito Everton Octaviani lançou os boletos com os valores, mas, por causa da polêmica, suspendeu a cobrança e, junto com a Câmara, entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei que criou a taxa.
Em 2014, o TJ determinou que os valores fossem pagos, mas uma ação popular conseguiu suspender novamente a cobrança até outubro de 2016.

Notícia Postada em 04/02/2017 às 08:59:55 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação