MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Bando furta 120 mil selos de cartório
Suspeita é de que a unidade tenha sido alvo de uma quadrilha especializada, já que ocorrências semelhantes vêm sendo registradas pelo Estado
 Foto: Divulgação 
Ladrões invadiram o 3º Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Bauru e furtaram cerca de 120 mil selos utilizados em autenticação de cópias e reconhecimento de firmas. A suspeita é de que a unidade tenha sido alvo de uma quadrilha especializada neste tipo de crime, já que ocorrências semelhantes, com a mesma forma de ação, foram registradas entre o final do ano passado e início deste ano em outros municípios paulistas.
O fato de toda a central de monitoramento de câmeras e o alarme terem sido desligados também leva a crer de que se trate de um grupo bastante preparado para cometer este tipo de crime. Nenhum rastro foi deixado no local e a Polícia Civil ainda não tem pistas sobre a identidade dos autores.
O caso foi registrado entre a noite de sábado e madrugada de domingo. Segundo o tabelião Demades Mário Castro, esta é a primeira vez em que o cartório é alvo deste tipo de ação criminosa. “Em nenhum outro cartório de notas da cidade aconteceu algo parecido”, completa.
Além dos 120 mil selos, foram levados alguns pertences de funcionários e do cartório, além do dinheiro que estava no caixa, cuja quantia, o tabelião informa, não era elevada. “Ficou evidente que o foco eram os selos e que se trata de uma quadrilha especializada. Além do cadeado da entrada, nenhuma porta foi arrombada”, explica. O cofre, onde estavam os selos, também foi aberto com a utilização de técnicas específicas.
Rastreamento
Castro conta que o sistema de alarme do cartório foi desativado pela quadrilha, que também subtraiu a central que armazenava as imagens capturadas pelas câmeras do sistema de monitoramento interno. “O gravador e o repetidor foram levados, assim como uma câmera, que provavelmente só foi retirada devido ao fácil acesso”, frisa.
Como os selos possuem números de série, o Tribunal de Justiça do Estado já foi comunicado sobre a ocorrência e deverá contribuir para o trabalho de rastreamento. Ainda de acordo com o tabelião, todo o acervo do cartório foi preservado.
Quadrilha especializada e fraudes
O delegado Fábio Marioto, que preside o inquérito sobre o caso, adiantou que deverá contatar as delegacias dos municípios onde cartórios foram alvo do mesmo tipo de crime para a troca de informações que possam auxiliar nas investigações. “Vamos conversar com peritos e cartorários de São Paulo, São José do Rio Preto e Americana”, elenca.
Assim como o tabelião Demades Mário Castro, ele acredita que o furto foi cometido por uma quadrilha especializada, que pode estar agindo em outras cidades do Estado para lucrar alto com a venda deste tipo de selos a outras associações criminosas voltadas à prática de fraudes. Vale ressaltar que os selos furtados, como os de reconhecimento de firma, podem servir, por exemplo, para alguns procedimentos de regularização de documentos de veículos.
O delegado também acredita que o grupo teve acesso a informações privilegiadas, que podem ter sido fornecidas por prestadores de serviços ou outras pessoas que tiveram acesso a áreas restritas do cartório. “Certamente, trata-se de uma quadrilha com muita especialização, que vai repassar estes selos para uma demanda já existente. E quem entrou no prédio sabia o que estava fazendo, conhecia as instalações e todos os mecanismos de segurança do prédio”, completa.

Notícia Postada em 01/02/2017 às 17:17:02 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação