MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Recomendação de jejum para exames começa a mudar no HC
Com técnicas mais avançadas, o consumo de alimentos antes desses exames não interfere mais na análise feita nos laboratórios, informa hospital de Botucatu
A recomendação de períodos muito longos de jejum para fazer alguns tipos de exame de sangue começou a mudar no Brasil e também no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – ‘HCFMB’. Com técnicas mais avançadas, o consumo de alimentos antes desses exames não interfere mais na análise feita nos laboratórios.
As máquinas atuais são supermodernas, e fazem as análises praticamente sozinhas. O paciente ter ou não ingerido algum alimento antes de tirar o sangue tem interferência mínima em relação ao resultado. Estudos comprovaram também que é muito importante diagnosticar os pacientes que têm níveis de colesterol e triglicerídeos altos depois que eles se alimentam. Em jejum, esses resultados seriam alterados.
O patologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – ‘HCFMB’, Alessandro Lia Mondelli fala sobre essa nova recomendação. “Na prática, a dieta do paciente não altera muito seus exames, devido ao avanço das tecnologias laboratoriais, que diminuem os interferentes das reações. Outro dado importante é que, quando você realiza o exame do paciente em jejum, significa que ele se programou para aquilo, o que não é habitual em seu dia a dia. Por exemplo: nós ficamos em jejum? Quase nunca, a não ser quando estamos em dieta ou precisamos ficar. Portanto, especialistas dizem que coletar o exame sem a pessoa estar em jejum significa saber como realmente a pessoa se encontra no seu dia a dia naturalmente”, explica.
Fim do jejum
O fim do jejum de 12 horas foi um dos assuntos discutidos em um congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial no Rio de 2016. “Quando uma pessoa fica muitas horas sem comer, os níveis de colesterol e triglicerídeos tendem a baixar. E se a dosagem for feita nesse período, quando as taxas estão menores, o resultado pode não refletir o verdadeiro risco de uma doença cardiovascular”, diz Mondelli.
Entidades médicas
Atualmente, três entidades médicas brasileiras de peso se posicionam oficialmente, validando a não obrigatoriedade desse jejum. As Sociedades Brasileiras: de Cardiologia, de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e a de Análises Clínicas. Com isso, os laboratórios poderão, em breve, coletar amostras sanguíneas para as chamadas lipoproteínas (colesterol total, HDL-c, LDL-c e triglicerídeos), independentemente do fato do paciente ter se alimentado previamente ou não.
Segundo Mondelli, esta nova recomendação já existe no HCFMB. “A maioria dos pacientes que dosa o perfil lipídico também dosa a glicose. Então, por hora, estamos mantendo a tradição do jejum de 12 horas. Mas essa medida será revista em breve, seguindo as novas normas mundiais”, afirma.
Por hora, o jejum ainda será recomendado em situações específicas, mas com grandes chances de ser desnecessário ao longo do tempo. O jejum de oito a 14 horas continua necessário para o diagnóstico de diabetes em glicemia, por exemplo.

Notícia Postada em 19/01/2017 às 10:37:27 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação