MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Qualidade da água: DAE busca selo com padrão internacional
Laboratório da ETA foi aprovado em auditoria interna e aguarda trâmites
 Foto: Divulgação 
O laboratório da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Departamento de Água e Esgoto (DAE) foi aprovado em auditoria interna realizada por empresa ligada ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Agora, a autarquia depende apenas de trâmites burocráticos para alcançar a acreditação (credenciamento) na norma NBR ISO/IEC 17025, uma espécie de selo de qualidade que estabelece um padrão internacional e único para atestar a competência dos laboratórios para realizar a análise da água consumida por todos os moradores,
Segundo o químico da ETA José Brazoloto, são feitos acompanhamentos do processo de tratamento do líquido, análises físico-químicas e bacteriológicas, conforme a Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, que estabelece o controle da água produzida e distribuída para o consumo humano.
O texto, inclusive, estipulou prazo para que os laboratórios se adequassem aos mais de 100 parâmetros estipulados por especialistas do Inmetro, como cor aparente, turbidez, fluoretos, pH, cloro residual livre, bactérias heterotróficas, amostragem, entre outros. Mensalmente, são realizadas cerca de 690 análises incluindo a água da ETA, dos poços e do Distrito de Tibiriçá. As amostras são coletadas dos cavaletes de residências, hospitais, postos de saúde e escolas e encaminhadas à Vigilância Ambiental.
Para ser aprovado no processo, o DAE investiu, nos últimos três anos, cerca de R$ 200 mil na aquisição de equipamentos, instrumentos e vidrarias acreditados pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) e materiais de referência acompanhados de certificado.
A autarquia ainda proporcionou a qualificação dos servidores, disponibilizando cursos referentes a procedimentos técnicos, cartas de controle de exatidão e precisão, cálculo de incerteza e documentos essenciais para o processo de acreditação junto ao Inmetro.
Qualidade da Água
Levantamento em âmbito nacional realizado em 2011 apontou que Bauru está no ranking dos cinco municípios do Estado com a melhor qualidade de água para consumo humano.
Na lista, a cidade aparecia em quinto lugar, empatada com Franca (índice de 98,5%). José Brazoloto garante que o quadro permanece o mesmo e cita dois exemplos. "O resultado médio do flúor deve variar entre 0,6 e 0,8 miligramas por litro e o de Bauru apresenta 0,71. Já o ideal de variação do Ph é de 6,0 a 9,5 e o nosso é de 8,01", detalha.

Notícia Postada em 28/11/2016 às 13:54:17 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação