MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Emprego volta a crescer e indústria de Bauru e região esboça retomada
Setor tem aumento de 0,17% em outubro em relação ao mês anterior
Assim como o comércio e o setor da construção civil, a indústria regional também começou a esboçar os primeiros sinais de recuperação, com maior volume de contratações em outubro, após sete meses de resultados negativos. Dados recentes divulgados pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) revelam que o nível de emprego cresceu 0,17% em outubro em relação ao mês anterior, o que significou um aumento de aproximadamente 50 postos de trabalho nos 25 municípios abrangidos pela diretoria regional de Bauru.
Ainda que o número seja tímido, a retomada do saldo positivo trouxe um ambiente de otimismo ao setor, que ainda avalia o cenário com cautela. O resultado não era alcançado desde março deste ano, quando a variação foi de 0,49% em relação ao mês anterior.
Já em outubro do ano passado, a queda foi de 1,16%. Em novembro e dezembro de 2015, os saldos de emprego também foram negativos na região. Nos últimos 12 meses, o saldo acumulado é de perda de aproximadamente 1.600 postos de trabalho.
Para o segundo vice-diretor regional do Ciesp, Bias Augusto Daré Júnior, o melhor desempenho do nível de emprego, agora, está relacionado à recuperação da confiança de empresários e consumidores no País, cujo destino permaneceu indefinido por longos meses em razão da instabilidade política que culminou no afastamento e posterior impeachment da então presidente Dilma Rousseff. “Mas ainda não dá para dizer que a situação está melhor. Ela parou de piorar e isso já é positivo”, cita.
Como principal entrave para a plena retomada, ele cita as altas taxas de juros, que inibem a demanda e maiores investimentos na indústria neste momento. “Juntos com os impostos elevadíssimos, eles contribuem para a inibição, por consequência, da geração de empregos”, completa.
FUTURO
Assim como Daré Júnior, o economista Carlos Sette lembra que, diferentemente do comércio, a indústria não registra, necessariamente, maior volume de contratações em finais de ano, já que a demanda por trabalhadores depende da sazonalidade que caracteriza diferentes tipos de produto. “Mas, de uma maneira geral, elas voltaram a ter pedidos em carteira e pararam de demitir. Para as empresas exportadoras, o momento também é bom, já que o dólar segue valorizado, ajudando muito a receita”.
A diversificação do parque industrial da região também foi essencial para mantê-la, em outubro, entre as dez com melhores resultados no nível de emprego, de um total de 36 diretorias do Ciesp no Estado. “É claro que algumas empresas sucumbiram à crise e o desemprego derrubou o consumo, reduzindo a demanda por produtos. Mas acredito que este cenário pessimista já foi superado. O que as empresas tinham de cortar já foi cortado”.
Sette projeta, para novembro e dezembro, a repetição do saldo positivo de contratações. Para o primeiro semestre de 2017, quando as famílias estão comprometidas com pagamento das dívidas contraídas no final do ano e de impostos e com as despesas escolares dos filhos, o resultado, contudo, pode não se consolidar.
“O orçamento familiar sempre fica um pouco apertado, gerando uma paradeira comum nesta época do ano. Mas, no segundo trimestre, o horizonte da economia deve ficar mais claro, com perspectivas mais concretas em relação ao consumo e emprego”, analisa.
Segmentos
O nível de emprego industrial na região de Bauru em outubro foi influenciado pelas variações positivas de petróleo e biocombustíveis (2,01%); celulose, papel e produtos de papel (2,62%); produtos de madeira (0,23%) e confecção de artigos do vestuário e acessórios (1,32%).
Construção civil também apresenta melhora
Conforme o JC noticiou na edição de segunda, depois de longo período de recessão, a construção civil também começou a mostrar retomada. Foi o que apontaram os números do estudo realizado pelo SindusCon-SP e FGV-SP.
Na região de Bauru, a variação mensal (agosto/setembro) foi positiva em 44 postos de trabalho. Botucatu e Avaré também tiveram saldos positivos. Já Jaú, Marília e Lins ainda enfrentam quadro negativo.
Com novos lançamentos de empreendimentos e empresas de grande porte chegando a Bauru, o diretor regional do SindusCon-SP, Ricardo Aragão, aponta que “a confiança no desenvolvimento está auxiliando nesta retomada do setor no município”. Apesar da queda anual no número de empregos com carteira assinada ainda ser significativa (só em Bauru, foram menos 1.126 empregos), a retomada é uma realidade do setor, que prevê números melhores após o segundo semestre de 2017.

Notícia Postada em 26/11/2016 às 11:31:28 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação