MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Engenheiros se mobilizam para pedir a retomada do crescimento
Movimento Engenharia Unida conclama entidades representativas do setor para debater em Barra Bonita a grave crise que o país enfrenta
 Foto: Divulgação 
A partir desta quinta-feira, 24, representantes de entidades ligadas ao setor de engenharia estarão reunidos em Barra Bonita com o objetivo de dar início a uma mobilização nacional pela retomada do crescimento econômico e valorização dos profissionais. O evento prossegue até sábado,26 e deve reunir cerca de 2 mil pessoas.
A mobilização, organizada pela Federação Nacional dos Engenheiros – ‘FNE’, ocorrerá no âmbito do “Movimento Engenharia Unida” e visa unir as entidades ligadas aos engenheiros para debater a grave crise enfrentada pelo país, marcada por dois anos de recessão, desemprego elevado e risco de retrocessos em conquistas históricas.
O objetivo é congregar sindicatos, conselhos profissionais, órgãos públicos, associações, empresários, centros de pesquisa e profissionais de todos os ramos da engenharia. Segundo a ‘FNE’, a união e busca de ações coordenadas são condições essenciais para que a categoria atue como protagonista na superação dos problemas nacionais.
O vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – ‘Seesp’, Marcos Wanderley Ferreira, também defende essa atuação conjunta dos profissionais. “A grande preocupação do Sindicato dos Engenheiros é fazer com que o país comece a andar novamente porque pararam as obras e obra é o que movimenta o país”, analisa.
Na opinião dele, a retomada do crescimento do Brasil está atrelada a uma série de fatores, entre eles a criação de políticas de incentivo para a construção civil e novas linhas de financiamento. “A obra é o que mais emprega no país. Quando você emprega um engenheiro, atrás do engenheiro vem uma sequência de outras atividades”, afirma.
Ferreira cita como exemplo as construções do Programa Minha Casa Minha Vida. “Elas movimentam toda a periferia, a venda de materiais e as grandes empreiteiras”, diz. Segundo o engenheiro, as mudanças no atual cenário econômico também passam pelo resgate da confiança no setor, abalada pelas investigações da Operação Lava Jato.
“Nossa engenharia é uma engenharia rica e de tecnologia. Fazemos coisas no mundo inteiro. Esse problema de propina, de falcatrua, criou um ranço entre a população e as grandes empreiteiras. Precisamos retomar tudo isso. Quantas pontes, viadutos e grandes obras foram feitas em outros países por empreiteiras brasileiras?”, questiona.
Durante os três dias de encontro, serão debatidos os temas: “Engenharia e desenvolvimento nacional: o protagonismo no enfrentamento da crise”, “Economia no rumo do crescimento”, “Preservação de direitos e valorização do trabalho”. Ao fim do evento, será realizada plenária para a aprovação da “Carta de Barra Bonita”, que será enviada a parlamentares e governantes.
PAC
O presidente e o vice-presidente da Delegacia do Sindicato dos Engenheiros da Região de Bauru, Luiz Roberto Pagani e Veríssimo Barbeiro Filho, lembram que, há alguns anos, movimento semelhante coordenado pela categoria reuniu elementos técnicos que contribuíram para a criação do Programa de Aceleração do Crescimento –‘PAC’, que destinou recursos federais para setores como infraestrutura, habitação e transporte.
Frente Parlamentar
A mobilização dos engenheiros em Barra Bonita será reforçada pela Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional. Destinada a dar prioridade no Legislativo às matérias que contribuem para o crescimento do país, geração de emprego e retomada dos investimentos, a Frente Parlamentar foi lançada no Congresso Nacional na última terça-feira, 22.
Um dos primeiros trabalhos da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, apoiada pela ‘FNE’, será acelerar a tramitação de projetos que possam ajudar na retomada de milhares de obras paralisadas em todo o país. O objetivo é retomar essas obras de forma a concluir investimentos que estão parados a fim de melhorar a infraestrutura e, ao mesmo tempo, gerar emprego e renda.
SERVIÇO
Evento: Movimento Engenharia Unida - Mobilização pela retomada do crescimento e valorização dos profissionais
Data: 24, 25 e 26 de novembro
Local: Hotel Estância Barra Bonita São Benedito – Barra Bonita

Notícia Postada em 24/11/2016 às 11:05:17 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação