MENU PRINCIPAL
    CANAIS
    PROGRAMAS
 
:: ENQUETE REGÊNCIA FM ::
Você é a FAVOR ou CONTRA a REFORMA DA PREVIDÊNCIA?
FAVOR
CONTRA


Ver Resultados
 
CADASTRE E RECEBA
NOSSAS NOVIDADES
RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar ::
Nome:
E-mail:
 
SOMOS AFILIADOS
 
SOMOS AUDITADOS
 
LINKS
Associação Internacional de Radiodifusão - Internacional Associação de Broadcasting
Liberdade de Imprensa
Conselho Executivo das Nomas-Padrão
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Associação Brasileira de Anunciantes
Todos Pela Educação
Denuncie Rádio Ilegal

 

 
Para ‘frear’ perdas, 'DAE' fará a troca de dois mil hidrômetros em Bauru
Projeto-piloto vai abranger casas nos Núcleos Gasparini e Vanuíre e Jardim Helena
 Foto: Divulgação 
Cerca de 2 mil imóveis localizados nos núcleos habitacionais Gasparini e Índia Vanuíre e no Jardim Helena terão os hidrômetros trocados pelo Departamento de Água e Esgoto – ‘DAE’. A expectativa é de que a mudança seja realizada ainda neste ano.
Trata-se de um projeto-piloto que integra ações do Plano Diretor de Água – ‘PDA’ e que tem como objetivo diminuir o índice de perdas na produção de água pela autarquia.
Atualmente, 47% da produção do ‘DAE’ é perdida no trajeto até a torneira dos consumidores. A iniciativa tem data prevista de implantação na segunda quinzena de novembro, mas deve se estender até fevereiro de 2017.
O interesse na aplicação do projeto-piloto parte de um estudo feito pela própria autarquia, que indica que a vida útil dos hidrômetros é de cinco anos.
“Depois desse tempo, o sistema de roldanas perde desempenho e gira mais devagar, permitindo fluxo de água maior do que o indicado”, explica Célio Bucceroni, presidente do ‘DAE’. O que, consequentemente, gera perda de faturamento para a autarquia, que também registra grande prejuízo com vazamentos na distribuição (índice indefinido) e na própria produção de água (índice de até 7%).
O projeto funcionará da seguinte forma: antes da instalação novos hidrômetros, o ‘DAE’ realizará aferição da rede com uso de um grande hidrômetro, para saber a quantidade de água que entra nesses bairros. Na sequência, realizará medição dos hidrômetros comuns já existentes nos imóveis.
Após a troca dos dispositivos o ‘DAE’ repetirá a analise, realizando uma nova aferição, tanto da rede quanto do consumo dos novos equipamentos nos imóveis.
A diferença resultada entre os consumos, antes e depois da instalação dos equipamentos, tanto da rede quanto das casas, apontarão o índice real de perdas naquela região por causa do mal desempenho dos hidrômetros antigos.
“Se essa perda for de, no mínimo, 9%, por exemplo, e conseguirmos recuperar esse índice com a troca, conseguiremos reaver o investimento de R$ 140 mil gasto na compra dos hidrômetros em até seis meses e meio”, projeta o presidente do ‘DAE’.
Com a amostragem do projeto-piloto, o DAE verificará a eficácia da medida que pretende estender por toda a cidade.
Para iniciar a empreitada, no entanto, o ‘DAE’ aguarda o encerramento da licitação. O documento prevê a aquisição de 2.070 hidrômetros. Segundo o ‘DAE’, o edital está em fase de elaboração.

Notícia Postada em 27/10/2016 às 11:50:21 por: Jornalismo Rádio Regência FM






Copyrigth © 2024 RÁDIO REGÊNCIA FM - 107,1 MHz : 1º Lugar :: .Todos os direitos reservados

Rua Pedro de Toledo, 355 - Cep 16400-101 - Lins - SP | 14 3522-1722 | regenciafm@terra.com.br
 
  Termos de Uso Administrado por: Edaz Comunicação